Notícias

13 April 2017 Combate ao Câncer

Ullian desmistifica mitos sobre doação de medula óssea e arrecada 70 cadastros para o Hemocentro de SJRP

compartilhar

A luta contra o câncer é uma batalha diária na qual o paciente mesmo sobrecarregado com as mazelas dessa enfermidade, tem que encontrar forças para superar cada obstáculo e chegar ao seu objetivo: ser curado. Portanto, Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 08 de abril como o Dia Mundial do Combate ao Câncer, a fim de alertar ainda mais a nação, líderes governamentais e a própria sociedade para a relevância de assuntos pertinentes a essa doença que vem tendo um crescimento alarmante.

Todo ano, a empresa Ullian Portas e Janelas de Aço e Alumínio através de campanhas traz aos seus colaboradores informações que os orientam por meio de palestras tanto sobre prevenções como também o incentivo para realização de exames para diagnóstico precoce.

Esse ano, além das informações, a Campanha teve como maior objetivo desmistificar a Doação de Medula Óssea, com o objetivo de mostrar esse importante gesto que pode salvar a vida daqueles que sofrem a espera de um doador compatível.

 

Para a desmistificação, dia 06 de abril tivemos na empresa a palestra “Quebra dos mitos de cadastro de doação de medula óssea”, pelo idealizador da campanha #batalhapelavida Capitão Anderson Nunes do 17° Batalhão da PM de SJRP.

A campanha Batalha Pela Vida nasceu com o intuito de apresentar a sociedade que a doação de medula é um gesto importante para a vida do paciente que está precisando, pois muitos não respondem satisfatoriamente ao tratamento quimioterápico e necessitam de um transplante de medula óssea para continuarem vivos.

Através de uma corrente do bem, iniciou-se o cadastro dos próprios policiais militares do estado de São Paulo, e assim se difundiu para amigos, familiares, e nos locais por onde o conhecimento é levado, aumentando o número de um gesto que era tão escasso.

 

Após a excelente palestra motivando os colaboradores e sanando as dúvidas, no dia 11 de abril, por meio da coleta externa realizada na Ullian Portas e Janelas de Aço e Alumínio pela equipe do Hemocentro de SJRP, cerca de 70 colaboradores se prontificaram a se cadastrar para doação de medula óssea.

E unindo-se a essa corrente do bem, o conhecimento será levado aos amigos e familiares para juntos aumentarem a chance de encontrarmos um doador compatível aqueles que esperam pelo transplante.

A compatibilidade é algo muito difícil de acontecer, o cadastro é apenas uma forma de facilitar essa localização, mas mesmo que o doador compatível seja localizado, o doador tem a opção de fazer ou não a doação.

Caso a doação seja feita, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias

 

 

Cadastro para doação de medula óssea:

•             1ª etapa:

               Comparecer ao Hemocentro da sua cidade, portanto documento com foto;

               Será preenchido uma ficha com seus dados;

               Coleta de 4ml de sangue para registro no banco de dados;

              Obs. O Cadastro não poderá ser feito por quem já teve câncer, HIV, Hepatite B e C, e pessoas acima de 55 anos.

 

Caso haja algum paciente compatível, independente de quanto tempo foi feito o cadastro, o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) entrará em contato para saber se ainda tem interesse em fazer a doação. Se houver, será dada a continuidade para a segunda etapa.

•             2ª etapa:

Será coletada uma nova amostra de sangue e refeito o teste de compatibilidade e a verificação do estado geral de saúde;

 

Se o cadastrado passar por essas etapas, a doação poderá ser feita por meio de duas formas:

 

•             Método de coleta por aférese:

Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco (células mais importantes para o transplante de medula óssea) circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.

 

•             Método de punção:

Neste caso a doação se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. O procedimento leva em torno de 90 minutos

 

 

FAÇA SEU CADASTRO NO HEMOCENTRO E AJUDE A SALVAR VIDAS.

 

HEMOCENTRO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama,

São José do Rio Preto - SP, 15091-240

TEL. 32015078

Horario de funcionamento: seg – dom 07h as 13h

 

 

Mais Informações:

 

http://www.batalhapelavida.com/

https://www.facebook.com/BatalhapelaVida/?fref=ts

http://www.hemocentroriopreto.com.br/